A tartaruga-gigante asiática corre riscos sérios de entrar em extinção

tartaruga
FOTO: LU SHUNQING/WCS

sobrevivência das tartarugas-gigantes asiáticas (Rafetus swinhoei) depende de uma fêmea de 100 anos, a única entre os quatro membros da espécie ainda vivos. As tartarugas-gigantes asiáticas podem pesar até 100kg e chegam a um comprimento de 100cm.

Os cientistas tinham a esperança de que, com uma inseminação artificial, o problema da espécie fosse resolvido. A Aliança de Sobrevivência das Tartarugas (TSA) divulgou recentemente que a fêmea restante conseguiu botar 89 ovos, mas que eram todos inférteis.

“Estamos aprendendo de acordo com as tentativas que fazemos”, explica Rick Hudson, presidente da Aliança de Sobrevivência das Tartarugas (TSA). “Os machos dessa espécie possuem um dos órgãos reprodutivos mais complexos que existem. É tipo um apêndice com uma aparência bizarra, com vários tentáculos. Todas essas coisas têm que se encaixar com a anatomia da fêmea, e nós ainda não temos certeza de como ela é.”

Para coletar os espermatozoides do macho doador, que assim como a última fêmea, tem quase 100 anos e vive no zoológico de Suzhou, na China, os pesquisadores da Aliança de Sobrevivência das Tartarugas tentaram desde estimulação manual até o uso de um vibrador. Como nenhum desses métodos funcionou, a equipe decidiu usar aeletroejaculação, na qual o doador é sedado e depois eletrocutado para levá-lo à ereção e ejaculação.

Durante esse processo, os pesquisadores descobriram que o órgão sexual do macho em questão estava danificado. De acordo com a equipe da Aliança, isso pode ter acontecido a partir de uma briga com outro macho da espécie há décadas atrás. Mesmo com os danos, o esperma ainda pôde ser utilizado.

Gerald Kuchling, biólogo que conduz a pesquisa, está trabalhando com especialistas em reprodução na Europa para entender melhor o sistema da tartaruga-gigante fêmea. A intenção é realizar uma inseminação mais precisa na próxima tentativa, que está agendada para outubro deste ano.

Fonte: Turtle Survival Alliance / Scientific American e Galileu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s