Confirmado presença de água em Plutão e em quantidades semelhantes as da Terra

plutaoemcores
(Reprodução/NASA)

 

Via/ Acervo Ciência

Frequentes novidades nos deixam cada vez mais próximos de descobrir se existe ou não vida em outros planetas. E também se será possível fazer as malas e mudar para um deles, um dia, quem sabe…

Dessa vez, é Plutão, o planeta anão, que traz boas novas: um estudo da Nasa publicado na revista cientifica Nature confirmou uma suspeita que surgiu há dois anos. Existe água no estado líquido em Plutão e o potencial para abrigar vida, ainda que remoto, não é impossível.

Oceano subterrâneo em Plutão

Foi durante a análise da “Sputnik Platinia”, uma bacia em formato de coração, que a agência espacial conseguiu confirmar a existência de um oceano subterrâneo em Plutão. Os dados e imagens observados ainda são da sonda New Horizons, lançada em julho de 2015 para o planeta.

A quantidade de água encontrada se assemelha à dos oceanos da Terra e fica a 200 km da superfície congelada. Os indícios começaram quando a crosta de Plutão se rachou, algo que só poderia acontecer com a existência de um oceano.

A mais de 29 vezes a distância da Terra em relação ao Sol, o planeta frio (por volta de 229°C negativos) só consegue manter essa água em estado líquido porque possui um calor radioativo interno alto, presente ali desde o início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos.

O gelo na superfície, que está misturado com lama, é um bom isolador para não deixar a água congelar. Além disso, o oceano possui amônia, que age como anticongelante.

“Isso mostra o quanto a natureza é mais criativa do que imaginávamos, e é por isso que vamos lá explorar. Vamos ver o que ela é capaz de fazer”, disse o cientista Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos autores da pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s